segunda-feira, 3 de junho de 2013

Efeitos do doping e comparação com aditivos e suprimentos alimentares usados em academias.


Doping: Principais produtos utilizados

Analgésicos Narcóticos

São substâncias proibidas no esporte e estão representados pela morfina, petidina e substâncias análogas. 

São compostos derivados do ópio e que atuam no sistema nervoso central diminuindo a sensação de dor, sendo por esse último efeito o motivo pelo qual são utilizados por atletas, principalmente em esportes de bastante resistência como a maratona e o triatlon.

Estimulantes

São substâncias que apresentam um efeito direto sobre o sistema nervoso central, já que aumentam a estimulação do sistema cardíaco e do metabolismo.

Agentes Anabólicos

São compostos derivados de um hormônio masculino, a testosterona. Quando administrados no organismo estes compostos entram em contato com as células do tecido muscular e agem aumentando o tamanho dos músculos. Os principais esteróides anabolizantes são a nandrolona, o estonozoil, o anadrol e a própria testosterona, sendo estes alguns dos inúmeros produtos que existem no mercado na atualidade. 

Diuréticos

São drogas que aumentam a formação e a excreção da urina. Os principais exemplos de diuréticos que encontramos disseminados no esporte são o triantereno e a furosemida, sendo que estas substâncias são utilizadas por atletas esportivos em decorrência de dois fatores que podem provocar: perda de peso e mascaramento de doping.

Hormônios Peptídicos e Análogos

São substâncias que atuam no organismo de modo a acelerar o crescimento corporal e diminuir a sensação de dor. A gonadotrofina coriônica humana, o hormônio do crescimento, o hormônio adrenocorticotrófico e a eritropoetina são alguns exemplos destes hormônios.

Suplementos Nutricionais: Mais usados pelos atletas



Whey Protein: 

Produto à base de proteína extraída do soro do leite, disponível em pó. Promove ganho de massa magra, evita o catabolismo (processo metabóilico destrutivo) e ajuda na recuperação muscular. 


BCAA: 

Combinação de três aminoácidos (leucina, valina e isoleucina). Disponível em pó, tabletes e cápsulas, utiliza os aminoácidos mais facilmente oxidados pelos músculos, agindo na recuperação muscular e auxiliando na hipertrofia. 

Maltodextrina: 

Carboidrato derivado do amido de milho, disponível em pó. Repõe gradativamente a energia gasta durante a atividade física, melhorando o desempenho e retardando a fadiga. É facilmente assimilada pelo organismo e metabolizada de maneira lenta, sendo ideal para atividades de longa duração. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário